Justiça Eleitoral abrirá mil vagas para presos e egressos do sistema carcerário

O Tribunal superior Eleitoral abrirá mil vagas para presos e egressos do sistema carcerário nos órgãos da Justiça Eleitoral. O objetivo é sensibilizar instituições públicas e a sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário.

 

¨O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, lançou, nesta terça-feira (24/5), o projeto Começar de Novo. O objetivo é inserir presos e egressos do sistema carcerário no mercado de trabalho nos órgãos da Justiça Eleitoral, incluindo os Tribunais Regionais Eleitorais.

 

No curto prazo, o TSE pretende fornecer cem vagas e outras mil vagas na Justiça Eleitoral como um todo.

 

O projeto visa sensibilizar instituições públicas e a sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. Para isso, o TSE firmou um contrato com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap-DF).

 

Mendes afirmou que o projeto representa um marco no conjunto de medidas direcionadas a transformar a realidade da situação prisional, porque voltado verdadeiramente ao treinamento e à capacitação profissional dos egressos, para  facilitar seu caminho de volta à sociedade.

 

Segundo o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o projeto vai beneficiar milhares de sentenciados que já cumpriram a sua pena e podem se reintegrar à sociedade. Mesmo egressos por crimes mais leves acabam não conseguindo, em virtude do estigma de terem sido sentenciados e condenados.

 

Moraes, que foi secretário de segurança de São Paulo, lembrou que o Brasil conta com 41% de presos provisórios, quando a média mundial é de 20%. Ao todo, cerca de 700 mil pessoas estão presas no país. ot

 

“É um deturpação do sistema penitenciário e vamos analisar as causas”, afirmou." (Jota, http://jota.uol.com.br/justica-eleitoral-abrira-1-100-vagas-presos-e-egressos-sistema-carcerario)

 

 

Please reload

Recent Posts

Please reload

Archive

Please reload

Follow Us

  • Grey Facebook Icon

©2016 por Marcelo Fidalgo